Sobre Nós

O projeto "Criar a Própria ONG" é dotado uma natureza simultaneamente disciplinar e transcurricular, que tendo a sua origem nos grupos disciplinares de História e de Geografia, pretende constituir-se, também, como instrumento ao serviço da área curricular de Cidadania e Desenvolvimento. O presente projeto é sobre os temas/domínios da Cidadania e Desenvolvimento, podendo ter ligação com uma realidade histórica passada, sendo que terminará na criação de uma Organização Não-Governamental que defenda um destes temas ou espelhe um contexto histórico.
Contextualização Justificação
O presente projeto, de cariz plurianual, deve ser encarado como um instrumento que promove o desenvolvimento pessoal e social segundo a perspetiva da Educação para a Cidadania, estimulando um ambiente educativo profícuo em grupo, claramente colaborativo, em que as opções dos discentes são tecidas em partilha, para depois ser uma tomada uma decisão em uníssono. Com esta dinâmica de trabalho, existem tomadas de consciência e de decisão, conseguindo compreender os direitos e deveres do individuo, aceitando as diferenças e enaltecendo a equidade. Propõe-se criar um ambiente educativo em sala de aula que depois ganha corpo perante toda a comunidade escolar.
Com base no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, é de salientar a relevância dada á capacidade de «analisar e questionar criticamente a realidade, de avaliar e selecionar informação», de «pensar crítica e autonomamente, [...] com competência de trabalho colaborativo e com capacidade de comunicação», e de valorizar «o debate democrático» (p.15).
E partindo também da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, é necessário que os seus domínios tenham uma discussão pública, que as ideias saiam dos debates em sala de aula e ganhem corpo, neste caso, através de uma ONG que, por mais fictícia que seja, podia ser posta em prática na nossa sociedade, ou seja, um exercício privilegiado e prático de cidadania.
Impacto no agrupamento
Todo o projeto suporta-se no conceito do Exercício da Cidadania Ativa, que segundo Reimer, deve ser um constante, nem sempre ascendente processo de "alfabetização" integral, de procurar entender a vida naquilo que ela tem de mais bonito e mais feio, enquanto vivemos. Por isso, o exercício da cidadania deve estar permeado pela esperança das coisas boas e prazerosas que ainda não se vêem, mas das quais temos a certeza absoluta de que podem existir. A nossa análise e a nossa denúncia devem ser claras, e o nosso anúncio deve conter coisas realizáveis a curto, médio, e longo prazos. Assim podemos ser construtoras e construtores da esperança, lutando contra toda e qualquer forma de analfabetismo.
Os alunos ficam dotados de estratégias de empreendedorismo, no estabelecimento de uma associação com dinâmica de empresa, com um nome e slogan que sejam apelativos, estabelecendo os seus objetivos, missões e valores. Desenvolvem-se, assim, competências de publicidade e marketing desde a génese de criação de uma "empresa".
Em segunda instância, as ONG's criadas, como forma de campanha, podem estabelecer parcerias com outras entidades, associações e ONG's análogas, tal como já foi realizado com a APAV, rede Ex-Aequo, etc. Deste modo, não só a comunidade escolar pode estar envolvida no projeto, como também a comunidade local envolvente.
Grande parte do projeto é feito com acesso às TIC, possibilitando espaços de partilha virtual dos trabalhos entre o docente e os alunos, nomeadamente através da aplicação/site Canva, o que potencia competências digitais e dinamização do projeto.
Objetivos gerais (relativos ao PEA)
Melhorar os resultados escolares:
- Implementação de práticas pedagógicas e didáticas inovadoras;
- Manutenção e reforço da implementação de atividades de potenciação das capacidades dos alunos e reforço das aprendizagens: trabalho prático na Biblioteca Escolar;
- Consolidação e reforço das modalidades de acompanhamento e reforço das aprendizagens dos alunos;
- Reforço do papel do trabalho autónomo dos alunos como estratégia de promoção do sucesso;
- Implementação de práticas eficazes de avaliação diagnóstica das dificuldades dos alunos e consequente apoio nas áreas com necessidade;
- Monitorização da aplicação e adequação das estratégias.
Reforçar a gestão articulada do currículo:
- Incentivo à realização de atividade e projetos;
- Realização de atividades e desenvolvimento de projetos transversais aos diversos ciclos e disciplinas, em articulação com a biblioteca escolar;
- Promoção de DAC's em Equipas Pedagógicas.
Estimular atividades e projetos que contribuam para as aprendizagens dos alunos:
- Realização de projetos em articulação com as aprendizagens curriculares - Realização de concursos, exposições em momentos específicos com maior afluxo de Pais e Encarregados de Educação
- Promoção das interações com a comunidade utilizando eventos abertos que permitam apresentar o trabalho desenvolvido;
Continuação
Desenvolver práticas de cidadania:
- Promoção de experiências reais de participação, de vivência, e de cidadania através de trabalhos de grupo, fóruns de discussão, palestras e workshops, entre outras;
- Promoção de atividades e projetos articulados com a estratégia de Educação para a Cidadania do Agrupamento;
- Incremento de parcerias com entidades da comunidade; - Promoção do relacionamento interpessoal;
- Promoção do relacionamento social e intercultural.
Adequar o currículo ao meio envolvente:
- Diversificação da oferta formativa;
- Reforço das parcerias com instituições locais e outras;
- Participação dos alunos em atividades desenvolvidas na e pela comunidade;
- Revisão dos protocolos existentes considerados relevantes, nomeadamente os já estabelecidos;
- Promoção de projetos, parcerias e soluções inovadoras.
Fomentar o contributo do agrupamento para o desenvolvimento da comunidade envolvente:
- Aprofundamento da articulação com as autarquias, IPSS e outras entidades da comunidade educativa;
- Cooperação com a sociedade civil em projetos de âmbito cultural, desportivo, solidário ou outro;
- Manutenção dos protocolos e parcerias de disponibilização dos espaços escolares, de formação de profissionais e de outras naturezas;
- Fomento de espaços de diálogo com os diversos elementos da comunidade educativa e valorização das suas ideias e opiniões;
- Dinamização de ações promotoras de um clima de acolhimento e de bem-estar na Escola ao longo do ano letivo, dando particular importância ao acolhimento dos novos membros;
- Criação de novos protocolos.
Promover um clima relacional propício ao exercício das diversas funções dos intervenientes no processo educativo:
- Realização de atividades que proporcionem o convívio entre toda a comunidade escolar;
- Dinamização de iniciativas que promovam a participação e a colaboração e incentivem o bom relacionamento interpessoal;
- Desencadeamento de mecanismos que permitam valorizar as pessoas, as suas competências e contributos e ainda apoiar as suas iniciativas.
Continuação
Fomentar a coesão de todos os elementos da comunidade escolar em torno da visão, dos valores e dos objetivos do Projeto Educativo do Agrupamento:
- Promoção de um plano de comunicação para toda comunidade de um documento simplificado do Projeto Educativo do Agrupamento;
- Organização atividades/eventos que promovam o sentimento de pertença;
Promover a imagem do Agrupamento:
- Implementação de projetos de inovação pedagógica que possam trazer maior visibilidade ao Agrupamento;
- Divulgação na comunicação social e redes sociais dos projetos implementados e que possam contribuir para a valorização da imagem do Agrupamento.
Objetivos especificos (Próprios da intervenção do projeto)
- Comunicar com clareza e fluidez;
- Argumentar corretamente por escrito e oralmente;
- Procurar selecionar a informação adequada e pertinente;
- Organizar informação;
- Diversificar técnicas de trabalho para o tratamento da informação;
- Procurar informação, interpretar e experiências e produzir conhecimento;
- Problematizar recorrendo à construção e uso de estratégias e à eventual formulação de novas questões;
- Procurar encontrar respostas para novas situações;
- Promover a curiosidade intelectual, espírito crítico e de questionamento face à informação e às situações;
- Adotar comportamentos que promovam a saúde e o bem-estar;
Continuação
- Manifestar consciência e responsabilidade, trabalhando colaborativamente para o bem comum, com vista à construção de um futuro sustentável, envolvendo-se em projetos de cidadania ativa;
- Desenvolver o sentido estético, mobilizando técnicas e recursos de acordo com diferentes finalidades;
- Manifestar cuidado estético na construção na apresentação final dos trabalhos;
- Utilizar adequadamente ferramentas digitais e/ou conhecimentos e práticas do conhecimento científico;
-Ter consciência de si próprios a nível emocional, cognitivo, psicossocial, estético e moral por forma a estabelecer consigo próprios e com os outros uma relação harmoniosa;
- Aplicar técnicas informáticas e audiovisuais, diversificando formas de tratamento de informação;
- Criar novos conhecimentos com base em exemplo do mundo que nos rodeia;
- Problematizar questões atuais e de que forma podem ser esclarecidas publicamente;
- Encontrar de alternativas a situações problemáticas existentes no Mundo;
- Estimular a curiosidade sobre as ONG's que já existem atualmente;
- Proporcionar hábitos de bem-estar social;
- Dotar os alunos de responsabilidade social;
- Obrigatoriedade de trabalho conjunto;
- Desenvolver técnicas de design e de marketing;
- Promover a divulgação pública dos trabalhos realizados.